Um dos problemas estéticos são recorrentes e que incomodam as pessoas são as manchas na pele. Seja por causa da espinha não curada, manchas de sol, ou até mesmo melasma, todas elas podem interferir diretamente na autoestima de um indivíduo. Mas, felizmente, a indústria de dermocosméticos está avançando cada vez mais na pesquisa de ingredientes que ajudam no tratamento desse incômodo estético. O assunto da vez é o ácido tranexâmico, um ingrediente com uma potente ação clareadora.

Ácido tranexâmico para que serve? Estudos demonstram que o ácido é eficaz no tratamento de hiperpigmentações, tais como: melasma, marcas de acne e manchas solares. Além disso, o uso contínuo dá à pele um aspecto mais uniforme.

Outro ponto benéfico do componente é a sua recomendação por especialistas durante o período menstrual. O ácido tranexâmico para menstruação é prescrito para mulheres que apresentam cólicas intensas, ou que ainda possuem o fluxo muito grande durante o ciclo.

Quer saber mais sobre os benefícios do ácido tranexâmico? Então, confira na íntegra este artigo completo do The Creams e tire todas as suas dúvidas. Você vai conhecer  tudo a respeito desse novo aliado da beleza e saúde e cada vez mais consumido.

Mulher Aplicando Ácido Tranexâmico

Como usar Ácido Tranexâmico? Qual é sua função? Quais os benefícios?

Como usar o ácido tranexâmico?

Para usar o ácido no tratamento das manchas de pele, antes de mais nada, é indicado ir a um médico dermatologista que irá avaliar a causa e a aparência das manchas. Por isso, somente o profissional pode prescrever o uso de maneira mais adequada.

É possível encontrar o ácido em forma de medicamento, de maneira oral, injetável e também em fórmulas de produtos dermocosméticos, como cremes e séruns. Então, a forma de usar vai depender do produto que você vai adquirir e também da recomendação médica. Além disso, é possível usar o ácido em procedimentos estéticos como injeções intradérmicas e microagulhamento.

Qual sua função?

Derivado sintético da lisina, o ácido tranexâmico está sendo cada vez mais utilizado em cosméticos de uso tópico para tratar diversos tipos de pigmentação excessiva da pele, incluindo o melasma e manchas de acne.

O uso desse ingrediente atenua o escurecimento da pele e melhora a aparência das manchas mais escuras, além de prevenir a hiperpigmentação pós-inflamatória e manchas solares.

Sabe aquelas olheiras que te incomodam tanto? Elas podem ser tratadas com ácido tranexâmico! O ingrediente em produtos específicos para esse problema, vai diminuir a produção de mediadores inflamatórios, capaz de estimular a síntese de melanina e também inibe a tirosinase, enzima que produz melanina, pigmento produzido pelo organismo que dá cor aos olhos, cabelos e pele.

O uso ainda é indicado para mulheres que têm o ciclo menstrual marcado por cólicas intensas e um forte fluxo de sangue, já que é um poderoso anti-inflamatório capaz de combater os sintomas desse período. 

Quais os benefícios?

  • Trata as manchas do melasma
  • Melhora a qualidade da pele
  • Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce
  • Ameniza as manchas causadas por acne
  • Reduz as olheiras
  • Uniformização do tom da pele
  • Redução dos sintomas do ciclo menstrual

Guia Completo sobre Ácido Tranexâmico

Skin Care Ácido Tranexâmico

O ácido tranexâmico é um composto hidrofílico que está se tornando popular na indústria da beleza. Esse componente é capaz de desacelerar a plasmina – ativo liberado sempre que a pele sofre algum dano, como inflamação de acne ou agressão por exposição ao Sol.

Embora o ácido tranexâmico seja muito utilizado em centros cirúrgicos, especialistas descobriram os benefícios do ingrediente no tratamento de diversos problemas na pele, sobretudo, como as manchas.

O componente possui ativo antifibrinolítico, capaz de inibir a conversão do plasminogênio em plasmina, sendo esta a  substância liberada assim que a pele sofre uma agressão, como a exposição solar e a inflamação da acne.

Quando usado regularmente, o ácido clareia as manchas na pele, seja elas advindas do melasma, marcas de acne ou manchas por exposição aos raios solares.

Ácido tranexâmico para melasma na pele

Pesquisas e estudos comprovam que o tratamento com ácido tranexâmico têm apresentado ótimos resultados, sobretudo nos casos de melasma, amenizando a  aparência das manchas de pele e trazendo uma uniformidade no aspecto geral da pele do rosto.

O ácido tranexâmico é diferente de outros ácidos?

Quem mantém uma rotina de skincare sabe que o uso dos ácidos é bastante comum para quem quer cuidar da pele. Alguns são descritos como pigmentadores, assim como o ácido tranexâmico, porém, muitos se perguntam sobre o diferencial desse novo queridinho da indústria de dermocosméticos.

Um dos pontos positivos desse ácido, além de todos os benefícios já citados, é que os efeitos colaterais após o uso, como ardência e irritação, é bem baixo, trazendo um conforto maior para quem faz uso constante de produtos de redução de manchas. Sem contar que ele é  seguro para todos os tipos de pele, sendo liberado para uso em tratamentos de longo prazo.

Qual o tempo para fazer efeito?

O tempo de ação do Ácido Tranexâmico depende de muitos fatores, como o tipo de pele e a forma de tratamento. Na forma injetável, com sessões mensais, entre 5 a 6 sessões já é possível notar a melhora do tratamento.

O tratamento tópico, com dermocosméticos indicados por um dermatologista, pode aparecer a partir de oito semanas de uso.

Quais são os efeitos colaterais e contra-indicação?

O ácido tranexâmico, inibe a produção de plasmina no corpo, e também inibe a ação de uma enzima por nome de plasminogênio, responsável por se ligar aos coágulos a fim de destruí-los, impedindo a formação de uma trombose.

Então, pessoas com tendência à formação de trombos não devem usar o ácido tranexâmico via oral. Indivíduos com hemofilia e que usam concomitante de complexo protrombínico ativado, também são contra-indicados a usar o ácido.

Ressaltando que mulheres gestantes não devem usar o medicamento sem orientação médica. Se a mulher já usa o ácido e engravida, é primordial notificar isso ao dermatologista para ser feita uma adequação no tratamento do uso do componente.

Ei, beleza!

Somos um grupo que acreditamos que educação transforma as pessoas e essas pessoas transformam o mundo. Somos um grupo com EAD e cosméticos, pessoas diversas e engajadas em fazer o melhor.
Criamos cursos e cosméticos que solucionam dores reais.
Tudo isso com muita tecnologia, carinho e foco no cliente.
Cosméticos são ótimos, mas melhor ainda é fazer o bem e se sentir linda, por isso nosso nome não é uma pergunta, mas sim uma afirmação. Ei, Beleza! Sim, e ela é toda sua!

Conheça nossas marcas e apaixone-se! Clique Aqui!